Isobloco vs Construção convencional: Qual é o modelo mais vantajoso para você?
A alvenaria convencional é a proposta de obra mais adotada em nosso país, sendo realizada como uma espécie de esqueleto, com estrutura que combina pilares, vigas e tijolos.
Ao mesmo tempo que esse é um modelo de construção popular, ele carrega consigo uma série de desvantagens que em maioria passa despercebido pela população.
Desde os gastos elevados até a poluição do ambiente, a construção tradicional como conhecemos peca em distribuir vantagens de recursos financeiros e tempo hábil, abrindo assim espaço para que alternativas benéficas surjam.
Os gastos de uma obra convencional
A construção tradicional, como já apontado, representa uma série de gastos normalizados nesse tipo de obra.
Nesse sentido, em termos de métrica, a também chamada de “métrica sagrada” representa nessas construções uma divisão dos gastos entre os inúmeros processos da obra.
São 60% destinados para os materiais e 40% para a mão de obra, sendo essas duas porcentagens normalmente divididas entre 10 etapas dependendo do tamanho da construção.
Segundo dados levantados por especialistas da Universidade Federal Fluminense (UFF), essas etapas e suas porcentagens comumente se dividem em:
- Projeto, aprovações na prefeitura e outras burocracias: de 3% a 5%
- Preparações preliminares: até 3%
- Fundações: de 3% a 7%
- Estrutura: de 12% a 20%
- Fechamentos: de 10% a 19%
- Cobertura: de 3% a 5%
- Instalações elétricas: 8%, em média
- Instalações hidráulicas: de 9% a 12%
- Acabamentos internos e externos: de 20% a 38%
- Limpeza, retoques e arremates: de 1% a 2%
Como podemos perceber, o excesso de etapas de uma obra convencional impactará diretamente em sua economia.
Serão mais gastos com a obra, ela tomará mais tempo de construção, irá gerar um excesso de poluentes, que muitas vezes são descartados inadequadamente e ainda arriscará ocorrer imprevistos com materiais e outros processos se não forem bem calculados.
Nota-se ainda que uma considerável porcentagem é destinada à etapa de acabamentos. Tal etapa será excluída em nossa solução de modelo de obras apresentado a seguir.
Conheça o Isobloco 10: A solução tecnológica para a sua construção
Feito de concreto celular termoacústico, o Isobloco foi criado com tecnologia própria e traz uma solução inovadora para a sua obra, reduzindo custos, acelerando o processo e tornando a construção menos poluente.
Esse modelo de construção estrutural, montado em pallets que facilitam o transporte e a montagem dos blocos, apresenta detalhadamente as seguintes vantagens:
- Economia (considerando custos globais da obra)
- Estanqueidade (antiumidade)
- Redução dos Impactos Socioambientais
- Instalações Elétricas e Hidrossanitárias simplificadas
- Isolamento e Conforto Acústico
- Isolamento Térmico e Ecoeficiência
- Leveza (ganho nos custos com fundação e estrutura)
- Facilidade de Estruturação
- Redução de Processos Construtivos
- Aumento da Produtividade (construção em metade do tempo)
- Salubridade (antimofo)
- Segurança Corta-fogo
Além disso, como citado anteriormente, o Isobloco possui entre suas vantagens a exclusão de algumas etapas, como a de acabamento, que representa um gasto considerável em uma obra tradicional.
A utilização dos nossos produtos, como a Isomassa, aliada ao Isobloco, fará o trabalho de substituição de chapisco, reboco e acabamento, não sendo necessário os gastos com pintura, por exemplo.
O mesmo vale para a redução da equipe no canteiro de obras, que será reduzido proporcionalmente em até quatro membros a menos sem perder a produtividade da construção.
-
Com relação aos problemas em uma obra convencional:
Do mesmo modo que o Isobloco se mostra vantajoso sobre a alvenaria convencional por excluir etapas, ele solucionará alguns dos principais problemas desse modelo de construção.
Em números isso representa:
➡ 70% das habitações no Brasil são insalubres, provocando doenças respiratórias crônicas;
- Todos os produtos da Isobloco proporcionam salubridade comprovada
➡ 170 mil ton/dia de resíduos. A quantidade de resíduo gerada é tão grande que, a cada 10 prédios construídos, 3 vão para o lixo;
- Com o Isobloco você terá uma redução de 55 caçambas de entulho por edifício
➡ 38% das emissões totais de CO2 do Brasil é de responsabilidade da construção, sendo 65% desse total oriundo da produção de tijolo e telha cerâmica;
- -840 toneladas de CO₂ liberados, uma redução de 75% com o Isobloco
Você pode conhecer mais aprofundadamente sobre a solução Isobloco em nossas apresentações comerciais e técnicas!
Conheça mais da Isobloco
A Isobloco é uma construtech inovadora cujo objetivo é apresentar um novo modelo de construção menos poluente, mais rápido e mais econômico.
Todos os nossos produtos e serviços possuem certificações e laudos que atendem às normas técnicas (NBR 13438:2013; NBR 13440:2013; NBR 14956-2:2003; ABNT NBR 15575).
As vantagens apresentadas são reais e comprovadas! Portanto, escolher a Isobloco é investir em uma obra sustentável, moderna e econômica.
Quer conhecer mais sobre os sistemas Isobloco? Entre em contato conosco!