Como a Isobloco coloca a economia circular em prática?
Os impactos que o meio ambiente vem sofrendo, demonstram uma preocupação global, visto que nunca se poluiu tanto como vem acontecendo.
Para lidar com esse problema, líderes do mundo inteiro vem, ao longo dos anos, debatendo possibilidades e buscando soluções para reverter essa situação.
Uma das propostas que vem chamando mais atenção é a de economia circular. Esse é um conceito que visa unir o desenvolvimento econômico com a boa utilização de recursos e materiais, diminuindo assim o desperdício com soluções reaproveitáveis e de baixo impacto ambiental.
A economia circular redesenha e comercializa produtos renováveis de maneira inteligente. É um sistema aperfeiçoado que valoriza os recursos naturais, a economia e a sociedade.
Esse é um modelo adotado em diversos setores. No ramo da construção civil, um dos que mais contribuíram para o aumento de poluentes no mundo, as soluções buscam diminuir esse impacto, enquanto proporcionam mais qualidade e inovação para as construções.
Ela se trata, portanto, de uma inovação no mercado, já que proporciona a criação de soluções e modelos que substituem o sistema convencional de construção.
Quais os benefícios da economia circular?
Primordialmente, o objetivo da economia circular vem da renovação. Por conta da utilização cíclica dos recursos, há uma valorização da matéria-prima, bem como uma distribuição maior da sua oferta.
O impacto socioambiental desse sistema é notável! As empresas devem, portanto, cada vez mais valorizar esse modelo econômico, para, por fim, alcançar o maior objetivo: reverter o aquecimento global e diminuir a poluição.
Visto que esse sistema é inovador e tem um objetivo bem importante, podemos nos perguntar: E a Isobloco? Onde ela entra nisso?
Certamente, a Isobloco vem desempenhando um papel fundamental na construção civil de trazer inovação e sustentabilidade para a alvenaria.
Pensando nisso, começamos a entender como a Isobloco se enquadra no modelo de economia circular.
Isobloco e a economia circular
Não é segredo que um dos principais objetivos da Isobloco é o cuidado com o impacto socioambiental. Somos uma construtech de impacto que está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Isso significa que trabalhamos com produtos e soluções que fazem parte do ciclo da economia circular. O isobloco, bem como nossos outros sistemas, são 100% reaproveitáveis na obra! Além disso, tanto na produção quanto na aplicação do Isobloco, temos 0% de emissão de CO2.
A preocupação com a emissão de CO2 vem de estatísticas que apontam que 38% das emissões totais de CO2 no Brasil é de responsabilidade da construção, sendo 65% desse total oriundo da produção de tijolo e telha cerâmica.
Para se ter uma melhor noção, a quantidade de resíduos desperdiçados, e consequentemente, a emissão de poluentes é tão grande que a cada 10 prédios construídos, 3 são descartados em entulhos.
A Isobloco foca nessas dores, e com o desenvolvimento da nossa base tecnológica em concreto celular, conseguimos alcançar números impressionantes que impactam positivamente no meio ambiente.
A reutilização de materiais é uma das principais características da construção sustentável. A Isobloco leva adiante os aspectos da economia circular, principalmente nas etapas de produção e reutilização.
Participamos de eventos importantes, como o Startup Summit 2022, e lá pudemos demonstrar concretamente como a Isobloco age em prol do meio ambiente.
Mas nosso trabalho não pode parar. Estamos cada vez mais dispostos a lidar com o problema da poluição.
Construa com a Isobloco
Temos muito orgulho de fazer parte desse grupo de empreendimentos que se preocupa com o nosso mundo. Entendemos que podemos crescer sem causar danos ao meio ambiente!
Construir com a Isobloco e promover a economia circular pode mudar o mundo.
Todos os nossos produtos e serviços possuem certificações e laudos que atendem às normas técnicas (NBR 13438:2013; NBR 13440:2013; NBR 14956-2:2003; ABNT NBR 15575).
Quer conhecer mais sobre os sistemas Isobloco? Entre em contato conosco!