Cidades Inteligentes: O papel da Isobloco no desenvolvimento sustentável
O mundo está em constante evolução. A necessidade de se abrir para novos conceitos e tecnologias, partem de uma demanda alarmante: Nunca se poluiu tanto como agora!
A urgência em reverter esse quadro deve ser adotada por todos, em qualquer segmento que seja.
Um dos principais setores que vem se abrindo para essa transformação é o da construção civil.
Com certeza a construção convencional foi e ainda é responsável por grande parte da poluição causada.
Segundo pesquisas e o levantamento do Ministério das Cidades, estima-se que os resíduos de construção e demolição representem de 51% a 70% dos sólidos urbanos.
Esse número preocupante demonstra o mal gerenciamento desses resíduos que impactam negativamente o meio ambiente.
Buscando reverter esse quadro, uma das principais medidas globais foi o lançamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela ONU.
Conforme o site oficial das Nações Unidas no Brasil:
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.
Entre elas, existe um objetivo específico que se destaca no avança a um mundo mais sustentável: O objetivo 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Cidades sustentáveis e inteligentes: o que são?
O conceito de cidade inteligente, segundo o ministério do desenvolvimento regional, parte do comprometimento com o desenvolvimento urbano e sustentável.
Ele atrela as duas questões e mostra que é possível alcançar um nível de tecnologia que polua menos.
Assim, cidades inteligentes são aquelas que usam de novas tecnologias para promover um crescimento urbano, sustentável e sociocultural capaz de impactar positivamente o nosso mundo.
Essas novas tecnologias podem ser observadas nas soluções e materiais inovadores da construção civil, como o concreto celular; e nos modelos e métodos de construtivos, como a construção modular.
Assim, a cidade inteligente atua de forma inclusiva e inovadora sobre uma comunidade, e carrega consigo valores que promovem uma melhor qualidade de vida para todos.
Em específico sobre esse tema, temos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU que foca justamente na expansão dessas cidades.
A ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis, levanta 10 metas difundidas para serem concretizadas até 2030.
Entre elas, podemos destacar três que representam esse avanço em direção a cidades sustentáveis:
- Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis, em todos os países
- Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros
- Apoiar relações econômicas, sociais e ambientais positivas entre áreas urbanas, periurbanas e rurais, reforçando o planejamento nacional e regional de desenvolvimento
Decerto, esses objetivos estão hoje em andamento em diversas comunidades pelo mundo, mas ainda é preciso difundi-los mais!
Um dos pontos de destaque nos objetivos listados, vem da gestão de resíduos.
Para explicar mais sobre essa questão, traremos um dos conceitos que mais vem crescendo no debate sobre a sustentabilidade e a construção civil: a mineração urbana.
Mineração urbana e sua ligação com o desenvolvimento sustentável
Recentemente falamos sobre a economia circular, um conceito importante que leva a reutilização de matéria-prima para a redução de resíduos.
Analogamente a esse conceito, a mineração urbana também promove a sustentabilidade com a transformação de matéria-prima para reutilização.
No caso de medidas para a transformação de cidades inteligentes e sustentáveis, a aplicação da mineração urbana vem a partir de:
- Reutilização de resíduos de construções feitas em tijolo e cimento;
- Transformação de matéria-prima insalubre em salubre;
- União da nova tecnologia com espaços verdes;
Assim, casas e prédios demolidos podem ser completamente refeitos a partir dos próprios materiais.
O custo econômico e o impacto ambiental será reduzido, em que, hoje, trabalha-se para chegarmos no reuso total das obras, gerando zero resíduo.
Essa medida impacta até mesmo na reutilização de máquinas na obra.
Portanto, a mineração urbana, aliada a uma economia circular de materiais e máquinas, permitem modernizar o setor da construção.
Dessa maneira, reduz-se consideravelmente a percentagem elevada de emissões globais de CO2.
O papel da Isobloco no desenvolvimento sustentável
A Isobloco vem trabalhando cada vez mais para atrelar a nossa marca ao desenvolvimento sustentável.
Com a criação do Isobloco, feito em concreto celular e nano bolhas que permite uma maior leveza do produto, esperamos alcançar o nível zero do uso de cimento em nossa solução.
Assim, reduzimos o impacto ambiental com a liberação de zero resíduos e CO2 no ambiente.
Do mesmo modo, nossos materiais são 100% reaproveitáveis, entrando no conceito de economia circular e mineração urbana.
Mesmo com espaço para crescermos, o impacto que a construção com nossas soluções já é visível e bastante positivo.
Por fim, a Isobloco consegue atingir 5 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, entre eles:
- 11 – Cidades e comunidades sustentáveis
- 12 – Consumo e produção responsáveis
- 13 – Ação contra a mudança global do clima
A Isobloco vem exercendo, portanto, um importante papel no avanço da construção civil e de um mundo mais sustentável.
Somos uma construtech de impacto que se orgulha em ter o nome verde e atrelado a natureza.
Construir conosco é investir no seu futuro e no futuro do planeta. Continuemos nessa luta para reverter o triste quadro da poluição, e assim, ter um mundo melhor!
Para saber mais sobre a Isobloco, entre em contato e siga as nossas redes que estamos sempre postando conteúdos excelentes sobre a construção civil e o destaque da Isobloco nesse meio. 😊