Casa sustentável: construa com Isobloco
O mercado da construção civil vem inovando no desenvolvimento de tecnologias, que tornam a construção cada vez mais sustentável.
Por conta disso, é possível encontrar diferentes tipos de modelos que impactam menos o meio ambiente.
No caso de obras residenciais, há o que chamamos de casas sustentáveis. Você já ouviu falar dessa opção?
Neste texto, te explicaremos o que é e o que torna uma casa sustentável, além de, claro, te mostrar como a Isobloco enquadra sua casa como uma construção sustentável.
Mas antes de começarmos, é preciso entender claramente o que é o modelo de construção sustentável, e sua importância para o mercado da construção civil. Vamos lá?
Construção sustentável
A construção sustentável é caracterizada como um processo holístico que busca a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes naturais e construídos.
Isso reduz os impactos negativos e cria impactos positivos em nosso meio ambiente durante todas as etapas de desenvolvimento da obra.
Sendo assim, aspectos ambientais, sociais e econômicos devem ser considerados em toda vida útil do empreendimento.
Neste ponto, entram questões que vão desde:
- A escolha do terreno;
- A implantação adequada ao entorno;
- A minimização dos impactos de obras e no meio ambiente;
- A seleção dos materiais e geração de resíduos;
- A eficiência operacional;
- A qualidade ambiental para seus usuários.
Podemos considerar então que as questões que envolvem uma construção sustentável são observadas no macro ambiente em que a obra está inserida.
A partir disso, quando vamos determinar uma casa sustentável, passamos a considerar elementos em “micro”, ou seja, aquilo que é interno e compõe a obra.
Claro que os pontos destacados são importantes, e também fazem parte do conceito de casa sustentável.
Entretanto, neste blog, estaremos destacando os elementos internos mais importantes que constituem uma residência sustentável.
O que é casa sustentável?
Adentrando no conceito do que é casa sustentável, podemos defini-lá como uma construção feita com materiais sustentáveis.
Ela tem por objetivo promover uma relação mais saudável com o meio ambiente e garantir o bem-estar dos moradores.
Além disso, uma casa sustentável deve atender uma série de exigências técnicas para se classificar como uma.
Inclusive, existem algumas certificações para classificar uma casa como sustentável, como a Green Building Council, que já abordamos por aqui em nosso blog.
O selo Green Building Council visa promover uma transformação do ambiente construído para um que seja sustentável.
Sabendo desses detalhes, vamos destrinchar alguns dos pontos que fazem parte do conceito de casa sustentável.
Localização estruturada
Esse ponto visa causar o mínimo de impacto possível, envolvendo o projeto de obra e mesmo ações do dia a dia.
Portanto, ter uma localização estratégica é buscar áreas que ficam longe de zonas de preservação, para que durante a obra, não haja um impacto nessas regiões.
No projeto é interessante buscar áreas em locais de fácil acesso a transporte público e lojas de conveniência, por exemplo.
Isso tem por objetivo diminuir o uso de carros privados, para evitar a emissão de poluentes para a atmosfera.
Sistema elétrico e hidráulico de uso racional dos recursos
Um tópico importante para a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental é a utilização correta de recursos naturais para gerar energia.
Felizmente hoje é possível encontrar sistemas elétricos, como os painéis solares, que fazem bom uso do recurso natural e acabam reduzindo gastos ao final do mês.
Também para contribuir na redução de gastos, o projeto da casa também pode contar com ambientes bem iluminados naturalmente.
Algumas janelas contribuem para ocorrer a iluminação zenital, auxiliando na ventilação do ambiente e do conforto térmico do local.
Já com relação à parte hidráulica de casas inteligentes, normalmente um bom projeto utiliza cisternas para a captação de água da chuva.
Essa utilização normalmente serve para atividades que não exigem uso de água potável, como jardinagem, para lavar ambientes, entre outros.
Há ainda uma série de aparelhos de instalação que podem auxiliar na diminuição do desperdício elétrico e hidráulico.
Esses aparelhos são bem fáceis de serem encontrados, e normalmente, flutuam de preço, com valores próximos ao popular. São exemplos:
- Descarga econômica;
- Torneiras com arejador ou automáticas;
- Aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos com o selo Procel (selo que indica melhor eficiência energética);
- Lâmpadas de led.
Utilização de materiais construtivos que diminuem o desperdício e impactem menos o meio ambiente
A construção civil é um dos setores que mais promove o desperdício de matéria-prima.
Alguns materiais popularmente utilizados na construção tradicional, como o tijolo e o cimento, promovem um alto índice de poluição em sua fabricação.
Sua aplicação também é problemática, pois não há a reutilização desses materiais, provocando um desperdício grande, que atinge o meio ambiente.
Para evitar esse problema, as casas sustentáveis são projetadas com materiais de baixo impacto e que, preferencialmente, podem ser reutilizados.
Isso reduzirá o desperdício, a poluição e a retirada de matéria-prima da natureza, algo importante de ser destacado no meio da construção civil.
Hoje existem modelos completos e materiais que utilizam tecnologia verde para a construção dessas casas sustentáveis.
Um exemplo que vem se destacando é a construção modular, que utiliza diferentes unidades modulares, como blocos e painéis modulares ou contêiners, para criar os ambientes.
Alguns materiais, como o tijolo ecológico e o concreto celular, também se destacam na construção desses projetos.
E é aqui que a Isobloco entra como uma construtech inovadora, que tem como um de seus pilares a sustentabilidade!
Construa com a Isobloco: A solução sustentável para sua casa
As soluções Isobloco foram pensadas para promover a melhora da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.
Nossos sistemas seguem a leveza e resistência, eficiência energética e a economia circular, instituindo um ambiente muito mais saudável e sustentável para você.
No caso das casas sustentáveis, a construção com o Isobloco e todas as tecnologias desenvolvidas a partir do concreto celular que utilizamos, são capazes de promover todos os pontos citados anteriormente nesse artigo.
Mas principalmente, o destaque vai para a forma com que trabalhamos alinhados com as questões sustentáveis.
A economia circular e a composição de nossos materiais permite que reutilizemos todos os nossos insumos na obra, diminuindo drasticamente o desperdício e a utilização de matéria-prima.
Sendo assim, atingimos alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Os ODS buscam promover um mundo mais igualitário, na qual o meio ambiente e as condições humanas sejam proporcionadas para todos.
E entre esses objetivos, destacam-se os que promovem as cidades e comunidades sustentáveis, além do consumo e produção responsáveis.
Por fim, todas as nossas soluções possuem certificações e laudos que atendem às normas técnicas (NBR 13438:2013; NBR 13440:2013; NBR 14956-2:2003; ABNT NBR 15575).
Temos muito orgulho de nossa trajetória e da forma com que trabalhamos em concordância com o meio ambiente.
A construção de casas e comunidades sustentáveis é uma realidade palpável. E com a Isobloco, isso é ainda mais fácil.
Portanto, se você quer construir a sua casa de maneira mais ecológica, entre em contato conosco para conhecer todas as nossas soluções e iniciar o seu processo!