23 de junho de 2023

Quais os tipos de laje em uma construção? Conheça a Isolaje!

A laje é um dos elementos estruturais mais importantes de uma construção.

Ela tem como propósito realizar a interface entre pavimentos de uma edificação, suportando contrapiso ou mesmo servindo como teto.

Normalmente as lajes são apoiadas em vigas que, por sua vez, apoiam-se em pilares, distribuindo adequadamente toda a carga da estrutura.

Mas toda laje é igual?

Com a evolução da construção civil, novos modelos e sistemas surgem, trazendo mais tecnologia e agilidade na obra.

E isso não seria diferente com os sistemas de composição das lajes.

Portanto, neste blog, passaremos por alguns tipos de lajes, explicando rapidamente cada um deles.

Por fim, falaremos sobre a Isolaje, o sistema de construção de laje da Isobloco, mostrando porque essa é a melhor opção para a sua casa!

Conheça os tipos de laje

Existem dois tipos de aplicação de lajes no mercado: as in loco e as pré-moldadas (ou pré-fabricadas).

Os modelos in loco são aqueles que a execução ocorre no próprio canteiro de obras.

Todo o seu processo de realização tem tempo médio de duração pela cura do concreto, não demandando mão de obra especializada para sua aplicação.

Falaremos de alguns dos modelos mais usuais de laje in loco a seguir.

Laje Maciça

Esse modelo, concebido diretamente no local da obra, normalmente possui uma espessura que varia entre 7 e 15 cm, combinando formas que garantem a superfície do concreto em uma armadura de aço.

Esse tipo de laje oferece vantagens que envolve o alto grau de resistência a rachaduras.

A laje maciça normalmente é empregada em construções de pequeno e médio porte, em especial, para construção residencial e comercial.

Laje Nervurada

Esse modelo é caracterizado por um conjunto de vigas em “T”, constituída de nervuras que podem seguir uma ou duas direções.

Normalmente esse tipo de laje é indicada em casos que a estrutura há grandes vãos sem pilares e vigas intermediários.

A laje nervurada pode ser produzida tanto por formas especiais, quanto pelo uso de chapas de madeirite.

Ela tem como vantagem ser mais econômica que o modelo anterior, visto que suas nervuras atuam como vigas, possibilitando vencer vãos maiores.

Vamos agora falar dos modelos de laje pré-moldados ou pré-fabricados.

As lajes pré-moldadas são produzidas por processos industriais, fora do canteiro de obras.

Elas são projetadas para serem leves e resistentes, levando em sua composição materiais de alta qualidade.

Lajes alveolares

O modelo tem esse nome por possuir, como uma de suas características principais, dutos (alvéolos) no interior das placas pré-moldadas.

Ela também é caracterizada por seu tamanho, sendo normalmente utilizada em projetos de grande porte.

Sendo assim, esse é um modelo com grande capacidade de carga, e alturas que podem variar de 0,10 a 0,30 metros.

Por fim, as lajes alveolares também possuem como vantagem a capacidade de tornar enxuto o cronograma de execução, o que acaba por melhorar a gestão do empreendimento de construção.

Conheça a Isolaje: o modelo inovador da Isobloco

Agora que conhecemos alguns dos modelos mais interessantes do mercado, está na hora de falar da Isolaje, o modelo desenvolvido pela Isobloco e que, com certeza, consegue ser tão inovador quanto os mencionados.

O Sistema Isolaje Armada é uma opção de construção estrutural recomendada para a utilização de lajes unidirecionais como piso, telhado ou forro.

Ele é constituído por elementos pré-moldados de concreto nanocelular e segue as mesmas diretrizes técnicas e normativas de uma laje armada convencional.

A aplicação é realizada por meio de nervuras treliçadas de concreto armado ou nervuras de aço galvanizado em Trelifácil.

Já o Sistema Isojale Modular é um método construtivo estrutural recomendado para a instalação de lajes como piso, telhado ou forro.

É composto por peças pré-moldadas de concreto nanocelular e montado com longarinas de aço pré-dimensionadas, que são cortadas e soldadas.

 

A Isolaje é um modelo pré-moldado, facilitando a sua montagem e aplicação, trazendo mais rapidez e economia para a sua obra.

Além disso, o sistema Isolaje possui características e vantagens únicas, que somente as soluções Isobloco são capazes de proporcionar.

Entre elas, posso destacar:

  • Conforto acústico;
  • Conforto térmico;
  • Antimofo;
  • Antiumidade;
  • Corta-fogo;
  • Rapidez na aplicação;
  • Resistência maior;
  • 100% reaproveitável;
  • Economia na utilização de concreto.

Por fim, vale destacar que contamos com a parceria entre Isobloco e ArcelorMittal, em que é indicado a Trelifácil, uma forma metálica com espaçadores plásticos e treliça.

Assim, fornecemos a Isolaje (peça de lajota) e a ArcelorMittal fornece a Trelifácil. Entretanto, cada produto é oferecido somente por suas respectivas empresas.

Para entender mais sobre a aplicação da Isojale, e a composição desse sistema, você pode acessar nosso material completo de montagem clicando aqui para a Isolaje armada e aqui para Isolaje modular.

Construa com a Isobloco

Os sistemas da Isobloco, foram todos desenvolvidos com tecnologia inovadora, que promove uma construção mais econômica e, principalmente, mais sustentável.

Sendo assim, a Isobloco se dedica, cada vez mais, em desenvolver soluções e sistemas que tenham um impacto positivo no mundo, e transforme a forma com que a construção civil é tradicionalmente oferecida.

Contamos com você para que essa transformação aconteça.

Para conhecer mais dos nossos sitemas, incluindo a Isolaje, entre em contato conosco!