Construção On-Site vs Off-Site: Entenda as diferenças
O mercado da construção civil está em constante evolução. Tecnologias inovadoras são apresentadas, todos os anos, levando inovação para o setor.
Seja no desenvolvimento de materiais, ou na criação de formas mais inteligentes de se construir, o mercado mudou e continua se aprimorando.
Com relação aos modelos de construção, já conversamos algumas vezes aqui sobre alguns dos principais do mercado.
Entretanto, neste blog, vamos falar de duas formas que são completamente distintas, e entender suas principais diferenças.
Ambas as formas podem utilizar diferentes modelos, como a construção modular ou a alvenaria convencional.
Você sabe o que difere a construção On-Site e a construção Off-Site?
Ambos os sistemas possuem diferenças bem características. Vamos então entender quais são elas, e pensar em qual a melhor forma de construção para você!
Dos modelos de construção civil
Em nosso site, publicamos um artigo apontando alguns dos modelos de construção mais populares.
Entre eles, ainda hoje, a alvenaria convencional é o mais popular no Brasil.
Esse sistema é característico por levar a mistura de uma estrutura em pilares e vigas de concreto armado com paredes de bloco cerâmico (tijolo).
Apesar da sua popularidade, a alvenaria é um modelo bastante problemático por conta do desperdício, poluição e gastos elevados que a mesma representa.
Sendo assim, pensar em modelos mais eficientes se fazem necessários para reduzir os danos provocados por esse sistema.
Partindo agora para formas de construção que podem utilizar diferentes modelos, entenderemos como funciona a construção dentro e fora do canteiro de obras.
Desdobraremos suas características, vantagens e desvantagens a seguir.
Construção On-Site
A construção On-Site significa aquela que é realizada no próprio canteiro de obras (In Loco).
Normalmente, esse modelo é utilizado para a construção de paredes de concreto moldadas e lajes maciças de concreto armado.
Entretanto, no geral, ele é comum em todas as etapas de uma construção convencional.
Sendo assim, o projeto é totalmente idealizado sem a utilização de material pré-fabricado.
Esse sistema possui algumas vantagens e desvantagens que são interessantes de serem pontuadas. A começar pelas vantagens:
Redução de custos na obra: a agilidade do modelo, proveniente do uso de fôrmas de sustentação que podem ser de plástico, oferecem, consequentemente, uma redução dos custos, além de ser possível prever com antecedência todo o gasto na obra.
Qualidade na construção: A utilização das fôrmas de moldagem para esquadrejamento garantem ao sistema uma excelente qualidade.
Acabamento simples: Nesse modelo, não há a necessidade com realizar o chapisco ou reboco para dar o acabamento nas paredes.
Redução do impacto ambiental: Diferente da alvenaria convencional, o modelo In Loco reduz o resíduo gerado, diminuindo os impactos ambientais.
Indo agora para as desvantagens, apesar de serem reduzidas em comparação às vantagens que ele oferece, elas são bem consideráveis.
Custo alto de reforma: Apesar desse ser um modelo mais econômico que o tradicional, a sua reforma pode acabar saindo mais cara visto a alta resistência do material.
Sendo assim, torna-se mais difícil, e por consequência, custoso, realizar a sua manutenção.
Alto valor das fôrmas: Normalmente as fôrmas utilizadas para a moldagem possuem um custo elevado.
Não aproveitamento das fôrmas: Além de caras, esses objetos são raramente reaproveitados, visto que eles são projetados especificamente para um encaixe específico na obra.
Agora que conhecemos um pouco mais da construção In Loco, vamos conferir um modelo que tem características opostas a esse sistema.
Construção Off-Site
Como já mencionado, a construção Off-Site tem características contrárias ao modelo In Loco. Ou seja, ela é realizada fora do canteiro de obras.
Isso significa que representa um processo de pré-fabricação em indústrias.
O projeto da obra é desenhado anteriormente e levado para sua fabricação fora do canteiro de obras.
Com sua finalização, ele é ‘transportado’ para o local, e instalado, sendo feito, a partir dali, as demais adições.
A inovação desse modelo traz consigo uma série de vantagens, que podemos destacar:
Eficiência de tempo: A construção off-site é geralmente mais rápida em comparação com a construção tradicional, pois os componentes pré-fabricados podem ser fabricados em paralelo enquanto o local é preparado, reduzindo o tempo total do projeto.
Controle de qualidade: As peças pré-fabricadas são fabricadas em ambientes controlados, garantindo maior precisão, qualidade e padronização do que a construção in loco.
Sustentabilidade: A construção off-site pode ser mais sustentável, pois reduz o desperdício de materiais no local de construção e permite a reutilização de componentes em futuros projetos.
Maior flexibilidade e personalização: É possível adaptar projetos para atender a requisitos específicos do cliente, permitindo maior flexibilidade e personalização.
As desvantagens desse sistema também são consideráveis. É importante saber delas para, assim, comparar os modelos a fim de decidir o melhor para você.
Transporte e logística: O transporte dos componentes pré-fabricados para o local de construção pode ser complexo e custoso, especialmente em locais remotos.
Limitações de tamanho: O tamanho dos componentes pré-fabricados é limitado pela capacidade de transporte e acesso ao local, o que pode restringir projetos mais amplos ou complexos.
Rigidez nas alterações de projeto: Mudanças significativas no projeto após a fabricação dos componentes podem ser complicadas e dispendiosas.
Sabendo das vantagens e desvantagens de ambos os sistemas, apresentamos agora para você o modelo da Isobloco que soluciona todas as questões apresentadas.
Construa com Isobloco: Sistema Estrutural e Off-Site
A construção com o sistema estrutural da Isobloco, realizada dentro do canteiro de obras, é uma das maneiras eficientes e inovadoras de realizar a sua obra.
A eficiência, velocidade de obra e a economia do aço representam os benefícios da construção estrutural com Isobloco.
Uma vez que esse sistema é autoportante e não necessita de vigas e pilares feitos em concreto armado.
Em contrapartida, a construção Off-Site com Isobloco ocorre através de um modelo desenvolvido inteiramente por nós, o Isobox Modular.
Esse sistema oferece mobilidade, uma vez que pode ser feito a partir dos Contêineres Isobox, utilizados na construção de casas e prédios pré-moldados, facilitando realocação e expansão do imóvel.
O Isobox, desenvolvido em 2019, é uma solução com base para a construção em Steel Frame unido ao concreto celular.
Inspirado em um contêiner marítimo, esse inovador modelo oferece sustentabilidade e tecnologia para a sua obra.
Além disso, ele diminui erros durante o processo de construção, além de ser ágil e diminuir consideravelmente o desperdício.
Sendo assim, a Isobloco oferece, de forma aprimorada, as duas maneiras de construção em nosso serviço.
Se você tem o interesse em conhecer mais do nosso trabalho, e se aprofundar nos nossos produtos inovadores, siga as nossas redes sociais para ficar sempre antenado nas novidades, ou entre em contato conosco!